O mercado de comissário de bordo é muito disputado e o nível de exigência das companhias aéreas na seleção dos profissionais é de grau elevado. Mas para quem consegue a vaga as conquistas e a realização do sonho vale muito a pena, EU CONSEGUI!!

Existe uma grande diferença em conseguir a licença da ANAC e uma vaga em uma companhia aérea, a prova da ANAC é a fase mais importante porque lhe garante o direito de disputar uma vaga, não significa que terá garantia de trabalho, trata-se de um certificado obrigatório que abre as portas para lhe trazer alegria realizar seu sonho. Cabe lembrar que tudo vai depender de vários fatores, dentre eles: preparo profissional, comportamento, aparência física (leia-se, estar bem apresentável para entrevista), o bom preenchimento do seu curriculum, seus cursos preparatórios e complementares, seu conhecimento sobre a profissão, idioma inglês, etc…..

Vamos apresentar aqui o passo-a-passo para você estar preparado (a) para chegar bem nas seleções das companhias aéreas.

Exigências legais:

Ter mais de 18 anos

Ter o ensino médio completo (mas estar na faculdade ou ser graduado é um ponto a mais)

Primeiro passo – contratando a escola

Escolher uma escola homologada na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),

Antes de contratar consulte outros profissionais do mercado para lhe darem dicas de qual a melhor escola. No facebook temos um grande número de grupos de comissários de bordo, entre em contato e converse com os membros e peça dicas. Não faça nada as pressas, tenha calma para não errar na escolha. Dinheiro e tempo investido em treinamento ruim pode minar suas chances, lembre-se a disputa por uma vaga é grande.

Carga Horaria mínima:

A Carga  horária mínima do curso exigida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é de 138 horas de aula.

Passo dois – Prova da ANAC

Prestar a prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para obter a licença de CMS (comissário), para ser aprovado o aluno necessita acertar xxx% da prova.

 

Passo três – cursos preparatórios e complementares

Curso preparatório para seleção

Colocamos esse terceiro passo porque entendemos ser muito importante estar preparado para a seleção de uma companhia aérea. As escolas preparam o aluno para a prova da ANAC e não para uma vaga em companhia aérea, não é o papel delas, por mais que queiram orientar os alunos sempre faltará algo.

Participar de um curso que tem o objetivo prático de desenvolver os profissionais para a conquista de uma vaga com tranquilidade, praticando diversas atividades similares as das seleções das empresas aéreas nacionais e internacionais. Que ensina como se comportar diante de uma banca de analistas no decorrer do treinamento  através de aula prática com vivência do processo seletivo das companhias aéreas  é sem dúvida fundamental para ter um resultado positivo na busca da realização do seu sonho.

Curso de Inglês

Outra exigência para o profissional da área é o conhecimento de idiomas, em especial o de inglês em nível intermediário, já que nos voos sempre é feita a leitura de procedimentos no idioma do país de origem da cia aérea e no idioma inglês que é o idioma universal.

Escreva para nós, queremos saber mais sobre você e no que podemos lhe ajudar na solução de suas dores, que possam estar atrapalhando sua escalada profissional e financeira.

Formulário de Matrícula