Estar preparado para um processo seletivo é estar preparado com respostas eficazes, persuasivas e concisas que vão ajuda-lo a se destacar da massa. Como entrevistado você deverá responder perguntas sobre todos os aspectos da sua educação, formação, histórico profissional, domínio do idioma Inglês, suas ambições e das forças pessoais.

Estar pronto para uma entrevista não precisa ser como estudar uma matéria para uma prova, muito menos decorar respostas que você nem sabe se irão cair nas perguntas feitas pelo entrevistador. O que precisa demonstrar é que está familiarizado com os aspectos que deseja mostrar a ponto de ser capaz de ouvir a pergunta e dar a resposta convincente de forma imediata.

O Entrevistador sempre fará perguntas com a intenção de conhecer melhor você, se está adequado ao cargo que deseja, sua aptidão para adaptar-se ao colegas, aos gerentes, aos clientes e a cultura empresarial. Suas respostas é que dirão a ele se você realmente merece ser contratado.

Estudar sobre o cargo e sobre a empresa é uma das partes mais importantes que você deve fazer para brilhar em uma entrevista.

Para garantir que suas habilidades e qualidades se destaquem e causem grande efeito, você precisa ser capaz de citar exemplos. Use exemplos de situação de trabalho, de lazer e atividades de voluntariado, da sua educação ou da vida doméstica.

É muito importante antes da entrevista fazer um levantamento detalhado do cargo, especificando os critérios de seleção ou o perfil do candidato, certifique-se de ter material relevante para falar sobre cada critério mencionado. Isso fará grande diferença porque estará demonstrando ao entrevistador que teve interesse pelo tema e pela vaga.

Se você souber o que tem para oferecer e puder apresentar isso de forma eficaz, estará no caminho certo para ter um brilhante desempenho na entrevista e causar uma ótima impressão.

Dê sempre uma resposta completa a uma pergunta, não são bem vistas respostas com um simples sim ou não, precisa ter um complemento a concordância ou a negação.

Além de todo o conhecimento intelectual outro fator super importante para participar de uma entrevista é estar bem vestido com roupas formais, seja meticuloso com sua aparência. Tome muito cuidado com os assessórios e com a maquiagem, nada de pavão. Use tons pasteis.

Para os homens, um terno, uma camisa limpa e uma gravata. Lembre-se de limpar e engraxar os sapatos.

Para as mulheres, não usar tailleur. Use uma saia, uma blusa e um blazer, ou um vestido e um blazer, ou um terninho com calça. Evite sapatos muito altos.

Tanto homens quanto mulheres devem levar uma maleta ou uma pastar, entrar com uma sacola de supermercado ou um envelope todo amassado não vai cair bem. Também não entre com um café pela metade.

Bom essas são algumas dicas para se preparar para sua próxima entrevista. Agora é com você, estude e se prepare, o seu sonho é você que busca e se prepara para ele.